Cabelo, cabeleira, cabeluda...

2
Cuidar das madeixas é um luxo que toda mulher faz e adora. Um cabelo bem cuidado e bonito é capaz de deixar qualquer pessoa com o astral lá em cima! Nossa cabeleira se tornou mais do que o "cobertor" do couro cabeludo, agora ela é um dos acessórios que merece cuidados mega especiais e cada mulher tem o seu próprio tipo de fio. Por isso, separei aqui dicas de experts para você saber como tratar e ficar ainda mais bonita de acordo com o seu tipo de cabelo:



Por Fernanda Dragone
Liso volumoso:
Para ganhar movimento, perca o medo da tesoura e aposte no estilo repicado, com o comprimento abaixo dos ombros para que os fios não armem. "Aliado ao corte, invista em tratamentos como as cauterizações, que auxiliam na redução de volume, e nas hidratações semanais feitas em casa com produtos específicos para seu tipo de cabelo, seja ele: colorido, ressecado, alisado, já que fios macios e bem cuidados tendem a armar menos, ensina o hairtylist Silvio Denoni, do salão Cléber Lopes (SP). O procedimento pode ser feito com máscaras de hidratação express, deixando o creme nas melenas de três a cinco minutos, ou com touca, já que esses cosméticos são desenvolvidos para ter o mesmo resultado com qualquer uma das opções.

Na hora de secar, basta fazer uma escova, usando sempre um termoprotetor, pois como as melenas já são lisas, não é necessário o uso da chapinha. Com o volume domado, o corte é valorizado e os fios ficam mais soltinhos. Para quem não é adepta do brunshing ou não tem tempo, apenas seque as madeixas penteando-as com uma escova grande, tipo raquete.



Liso Ralinho:
As donas de fios fininhos e sem vida fazem de tudo para ganhar mais volume e, consequentemente, mais movimento. Uma das maneiras mais eficazes de conquistar esse resultado é cortando as madeixas em camadas de acordo com o comprimento do cabelo, iniciando o repicado na parte de cima da cabeça até as pontas.

"Em casa, dê preferência para produtos que aumentem o volume como mousses, sprays ou até mesmo xampus e condicionadores com essa função e evite leave-ins muito oleosos que possam deixar as melenas pesadas, a quantidade deve ser medida como se fosse uma moeda de um real, na palma da mão. Na hora de fazer escova, coloque alguns bobes na raiz para que não fique chapada. Outra opção é aplicar uma pequena camada de mousse, começando pela raiz e espalhando o produto até as pontas com um pente, para que não haja acúmulo do produto. O resultado são madeixas naturalmente mais volumosas", explica Silvio Denoni. No caso dos tratamentos, opte pelas ampolas para hidratar, usadas em tratamentos de hidratação pelos salões, que ao serem aplicadas com a massagem certa no couro cabeludo permitem que fios ganhem ainda mais vida sem grudar na cabeça.




Ondulado:
Valorizar as ondas é a melhor maneira de fazer com que os fios fiquem leves e soltos, para isso, fuja dos cortes retos que dão um efeito pirâmide no visual e aposte nos desconectados, seja o comprimento curto ou longo, de forma que o cabelo fique mais arredondado. "Como esse tipo de cabelo precisa ser hidratado com mais frequência, abuse das máscaras hidratantes. Caso a opção sejam as caseiras, use uma touca térmica para potencializar a hidratação e não saia de casa sem um leave-in para eliminar o frizz. Na hora de secar, a dupla mousse de fixação leve e o difusor são ideais para realçar a ondulação. "Coloque uma pequena quantidade do produto na palma das mãos (tamanho de bola de golfe) e espalhe-o da metade do cabelo para as pontas com os dedos. Em seguida, coloque os fios dentro do bico difusor por alguns segundo, fazendo movimentos de baixo para cima para que as ondas apareçam.





Afro:Quem não tem medo de assumir o estilo, deixe o corte mais reto possível e nunca corte os fios com navalha, o que pode deixar o resultado com a aparência de espigado.

Caso isso aconteça, a melhor maneira de reverter o problema, responsável por deixar o cabelo mais duro e sem movimento, é domá-los e adotar a hidratação no salão, a cada 15 dias e, em casa, uma vez por semana, com máscaras específicas para as madeixas afros, compostas por ingredientes emolientes como manteiga de karité, aloe vera e óleo de oliva, que agem de maneira mais profunda, domando o volume. Na hora de secar, aplique uma pequena quantidade leave-in umectante nas pontas e deixe que sequem naturalmente. E lembre-se, nunca penteie os fios secos, que pode acarretar em madeixas extremamente armadas. A melhor solução é desembaraçá-las, ainda úmidas, com um pente de dentes largos ou enquanto lava a cabeça.





Crespo:
Pouca simetria é a palavra chave para que as melenas crespas ganhem mais vida. Porém, um leve repicado em toda a sua extensão irá valorizar os cachos. Manter as madeixas mais compridas também é uma boa opção para diminuir o volume, já que os fios longos pesam mais e deixam o movimento na medida certa. Aliado ao corte, os ativadores de cachos é um dos produtos que não podem faltar na sua prateleira: basta espalhar uma pequena quantidade nas mãos e aplicá-lo em toda a extensão dos fios. Quem preferir, faça uma escova lisa e aposte no baby liss para conquistar cachos perfeitos, usando sempre um termoprotetor para não queimar os fios.

Na hora de tratá-los, invista em hidratações profundas, como as cauterizações, que deixam as madeixas macias, com menos volume e consequentemente com mais movimento.

Foto: © Tanner productions/Corbis/Corbis (DC)/Latinstock (abertura) / Ilustrações: Vanda © Fotolia


E então meninas, gostaram? Me enquadro no "Liso volumoso" e adorei as dicas (e sempre que posso as sigo). E vocês, se enquadram em qual? 

Super beijo ;* 





2 comentários:

Lilian disse...

Oie, amiga, suas dicas são ótimas, eu me enquadro no liso ralinho, e nada na vida da volume, kkk.
normalmente faço uns cachos com a chapinha ai fica ótimo.

Beijooos.

Carol Botelho disse...

Que bom que você gostou, amiga! Quem pensa que cabelo liso não tem problema, olha a gente aí. O meu é muito pesado e vive armado, temos que sempre ter uma carta na manga igual você com a chapinha, viu meninas?!

Beijos, luxuosa. Volte sempre!!

Postar um comentário

Comente, invente, faça uma blogueira contente! (:

Você pode colocar um texto grande aqui.